No mundo

O Regresso do Rei – Roberto Carlos no MEO Arena

Home » No mundo » O Regresso do Rei – Roberto Carlos no MEO Arena

Dispensa apresentações: Roberto Carlos é o Rei, está vivo e recomenda-se. Canta e encanta, fazendo inveja a muita malta nova. Escolheu Portugal como um dos destinos para a comemoração dos seus 76 aniversários, com concertos em Lisboa e em Gondomar. O Nuno Pires e a Carla Flores marcaram presença no primeiro concerto, no MEO Arena. Consta que não lhes calhou nenhuma fatia de bolo – ainda assim partilham convosco as fotografias e o relato escrito dessa noite.

Dois anos após a sua última visita aos palcos portugueses, Roberto Carlos realizou no dia 19 de abril no MEO Arena primeiro de quatro espectáculos da digressão portuguesa que assinala os seus 76 anos de vida.

Em noite de festa as prendas foram para os milhares de fãs que praticamente esgotaram a sala. E nem o atraso de quase meia hora fez esmorecer o entusiasmo com que o cantor foi saudado e acompanhado durante todo o espectáculo.

Se é verdade que 10 minutos após a hora marcada se fizeram ouvir os primeiros assobios de reclamação pelo atraso (provavelmente causado pela demora de entrado do público) no momento em que se ouviram os primeiros acordes de introdução do espectáculo – Como é grande o meu amor por você – tudo ficou esquecido, dando lugar à celebração.

Acompanhado de uma mini-orquestra de mais de 10 elementos, Roberto Carlos apresentou-se vestido de azul e branco, como já nos habituou. Deu início ao concerto com o incontornável Emoções. A longa experiência de mais de 50 anos de carreira e mais de 40 discos gravados não deixa margem para erros. O desfile de hinos como Lady Laura, Nossa Senhora, O Calhambeque ou As Baleias foi temperado com algumas canções um pouco menos emblemáticas.
O EP lançado recentemente não poderia ser esquecido. Na impossibilidade da presença da cantora e atriz, Chegaste, o tema gravado em dueto com Jennifer Lopez foi mostrado em vídeo com a cantora/atriz a merecer rasgados elogios do brasileiro. Desse EP destacou-se ainda Sua estupidez, o original de 1969 recuperado no final de 2016, que por cavalheirismo e elegância nunca saberemos a quem se dirige.

O serão foi marcado pela presença forte das canções mas também das frequentes interacções do imensamente sedutor Roberto Carlos, num elogio constante às mulheres, nomeadamente a todas as presentes nesta noite a quem dedicou Esse cara sou eu.

Em termos cénicos, o negro predominante no fundo do palco, com todos os músicos trajando de preto, contrastava com o azul e branco que na frente. A opção terá sido por realçar músicos e apoio vocal apenas pelo som e dar destaque ao cantor e ao público, sobre quem os focos incidiram ao longo do serão. Apenas num momento estas cores deram lugar ao verde e vermelho, com Roberto Carlos e todo o MEO Arena a cantar Coimbra, a uma só voz.

Extremamente participativo, o público foi aproveitando cada momento de pausa entre canções (e mesmo antes do início do espectáculo) para entoar os Parabéns a Você. A comemoração formal do aniversário aconteceu com a presença em palco de um magnífico bolo, branco como não poderia deixar de ser, que o Aniversariante-Rei encetou, oferecendo a primeira fatia a uma espectadora na plateia.

Mostrando sempre uma imensa disposição, Roberto Carlos saboreou o bolo, ameaçando não cantar mais. Mas o show continuou e o Rei agradeceu vivamente interpretando o tema Como é Grande o Meu Amor por Você, seguido de Jesus Cristo.

O momento alto da interacção com o público terá acontecido ainda ao som deste conhecidíssimo tema e que encerrou a ‘primeira parte’ do concerto. Roberto Carlos, o charmoso e galanteador romântico, entregou, uma por uma, largas, dezenas de rosas vermelhas e brancas às mulheres da plateia, não sem antes pousar um beijo em cada flor, que cada uma guardará certamente como recordação preciosa da noite.

Roberto Carlos voltou a atuar em Lisboa no dia 21, apresentando-se, tal como em 2015, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, nos dias 24 e 25 de abril, onde a festa continuará.

Setlist, Roberto Carlos no MEO Arena em Lisboa:

Intro
Emoções
Como vai você
Além do Horizonte
Ilegal, Imoral ou Engorda
Detalhes
Desabafo
Outra Vez
Lady Laura
Nossa Senhora
O Calhambeque
Coimbra
Olha
Sua estupidez
Mulher Pequena
Chegaste (projeção vídeo)
As baleias
Parabéns a você
Como é grande o meu amor por você
Jesus Cristo
Encore: Esse cara sou eu
Encore: Amigo

MusicFest.PT